Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Reforçadas verbas destinadas às políticas de emprego e formação

O Governo vai reforçar as verbas destinadas ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), segundo a proposta de lei do Orçamento Retificativo hoje enviada ao Parlamento.

Reforçadas verbas destinadas às políticas de emprego e formação
Notícias ao Minuto

22:13 - 28/08/14 por Lusa

Economia OE2014

O IEFP vai receber quase 479 milhões de euros no âmbito da revisão feita pelo Governo no segundo Orçamento Retificativo do ano, um acréscimo de 68,2 milhões de euros face ao previsto no Orçamento do Estado para 2014 (OE2014), que era de 410 milhões de euros, destinados à política de emprego e formação profissional, refere a proposta de lei.

A ACT também terá um acréscimo das transferências do Estado na ordem dos 1,8 milhões de euros para cerca de 21,8 milhões de euros, face aos cerca de 20 milhões de euros previstos no OE2014.

O segundo Orçamento Retificativo para 2014 apresentado hoje pelo Governo revê o cenário macroeconómico, diminuindo a taxa de desemprego para 14,2% e cortando o crescimento económico para 1%, alterações que permitem um impacto positivo nas contas públicas.

A revisão macroeconómica feita agora pelo Governo vai acomodar o 'chumbo' do Tribunal Constitucional a três normas do Orçamento do Estado para 2014: os cortes salariais acima dos 675 euros, a alteração ao cálculo das pensões de sobrevivência e a aplicação de taxas de 5% sobre o subsídio de doença e de 6% sobre o subsídio de desemprego.

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, reafirmou que o impacto global da inconstitucionalidade das medidas ascendeu a 860 milhões de euros, 0,5% do PIB.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório