Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Exportações crescem 4,1%, menos do que o estimado

O Governo reviu em baixa o aumento das exportações para este ano, prevendo agora que cresçam 4,1%, menos 1,6 pontos percentuais do que o estimado no Documento de Estratégia Orçamental (DEO), segundo a proposta de orçamento retificativo divulgada hoje.

Exportações crescem 4,1%, menos do que o estimado
Notícias ao Minuto

20:41 - 28/08/14 por Lusa

Economia Notícias

De acordo com a proposta de segunda alteração do Orçamento de Estado para 2014 entregue hoje à Assembleia da República, o Governo ajusta a estimativa de crescimento das exportações para 4,1%, menos 1,6 pontos percentuais perante a última estimativa do Executivo, no DEO, que antecipava um crescimento de 5,7% das exportações. Já perante o Orçamento do Estado para 2014, que previa uma subida de 5%, a queda é de 0,9 pontos percentuais.

O Governo justifica o crescimento das exportações abaixo do previsto com a "revisão em baixa da procura externa relevante para a economia portuguesa".

O Executivo assegura ainda que "o ajustamento externo continuará a materializar-se, prevendo-se em 2014 uma capacidade líquida de financiamento face ao exterior de 1,3% do PIB, assente em saldos positivos da balança corrente e da balança de capital".

Esta estimativa do saldo das balanças corrente e de capital revista agora para 1,3% do PIB, fica 1,6 pontos percentuais abaixo do previsto no DEO (2,9%) e 2,2 pontos percentuais abaixo do previsto no Orçamento de Estado para este ano (3,5%).

O segundo orçamento retificativo para 2014 apresentado hoje pelo Governo revê o cenário macroeconómico, diminuindo a taxa de desemprego para 14,2% e cortando o crescimento económico para 1%, perante as previsões de abril que constam no DEO, alterações que permitem um impacto positivo nas contas públicas.

O objetivo de 4% de défice para este ano mantém-se uma garantia do Governo, excluindo o impacto que o conjunto de operações extraordinárias, como a criação do Novo Banco, pode ter nas contas públicas.

A revisão macroeconómica feita agora pelo Governo vai acomodar os 'chumbos' do Tribunal Constitucional de maio, como os cortes salariais acima dos 675 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório