Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Caixa pode perder mais de mil milhões à conta do Novo Banco

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) poderá vir a perder 1,3 mil milhões de euros caso o negócio de venda do Novo Banco se venha a fazer por menos dos 4,9 mil milhões, aplicados pelo Banco de Portugal, através do Fundo de Resolução e que serviram para capitalizar a nova entidade bancária, revela o Jornal de Negócios esta quarta-feira.

Caixa pode perder mais de mil milhões à conta do Novo Banco
Notícias ao Minuto

07:34 - 28/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Resgate

Caso o Novo Banco, que resultou da separação do antigo BES, num banco mau e num banco bom, venha a ser vendido por menos do que os 4,9 mil milhões de euros com que foi capitalizado através do Fundo de Resolução, há várias entidades bancárias que podem vir a perder com este negócio, noticia o Jornal de Negócios.

Segundo esta publicação, o banco que potencialmente terá mais a perder é a Caixa Geral de Depósitos, tendo em conta que caso existam prejuízos estes terão de ser suportados integralmente pela banca portuguesa. Isto porque, apesar de ainda não estarem definidas as quotas de participação de cada banco neste negócio, caberá ao banco do Estado a maior parcela, adianta o Jornal de Negócios.

Assim, a Caixa nunca deverá ter menos do que uma participação a variar entre os 27% e os 33%. No pior cenário, caso a instituição de transição criada após o colapso do BES fosse vendida apenas por um valor simbólico, a CGD teria perdas entre os 1,3 mil milhões e os 1,6 mil milhões de euros. De seguida, perderiam também com esta alienação, cerca de 500 milhões de euros, o Santander Totta e o BPI.

Neste particular, confirmando-se o cenário em cima descrito, também o BCP de Nuno Amado poderia vir a perder elevados montantes, isto porque o banco também tem uma elevada participação no Fundo.

Porém, estes valores correspondem apenas à perda máxima que os bancos portugueses poderiam vir a verificar, não sendo expetável que a venda da instituição liderada por Vítor Bento se possa realizar por um valor tão baixo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório