Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Crise no GES gera pedido para que bancos criem provisões

O Banco de Portugal terá pedido aos bancos portugueses para provisionarem a sua exposição ao BES, reporta o Diário Económico. De acordo com a publicação especializada foi requerido que pelo menos 50% da exposição não garantida às sociedades do grupo fosse tida em conta pelas entidades bancárias a operar no mercado nacional.

Crise no GES gera pedido para que bancos criem provisões
Notícias ao Minuto

22:43 - 25/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Banco de Portugal

Depois dos pedidos de proteção contra credores apresentados pela RioForte, Espírito Santo Internacional (ESI) e Espírito Santo Financial Group (ESFG), Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, terá pedido, segundo o Diário Económico, para que a banca portuguesa provisionasse a supervisão ao Grupo GES em 50%.

Em causa está a exposição sem garantias das instituições financeiras ao Grupo Espírito Santo (GES), isto porque três sociedades do grupo já apresentaram pedidos judiciais de proteção contra credores, alegando não estarem em condições para honrar os seus compromissos.

Sobre este facto, diz o Económico, ainda não foi possível obter reação do banco central português, sendo que, segundo o mesmo jornal, este pedido terá sido feito a todas as instituições, independentemente de estarem ou não expostas ao GES.

Este tipo de operação é geralmente realizada quando se temem perdas, quer estas estejam já identificadas, quer sejam previsíveis ou latentes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório