Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Hernán Barcos: O pirata de bom coração que sensibilizou o Brasil

Avançado argentino deixou-se sensibilizar pelo estado de saúde de uma adepta do Grémio de Proto Alegre, o seu último clube no Brasil, e mostrou que só nos desenhos animados é que os piratas são maus.

Notícias ao Minuto

08:25 - 07/02/16 por Paulo Rocha

Desporto Sporting

Hernán Barcos chegou ao Sporting neste mercado de inverno e logo se ficou a saber que este é conhecido como ‘o pirata’, já que tem o hábito de tapar o olho esquerdo e levantar o braço em direção ao céu como forma de celebrar o seu golo.

Se o estereótipo deixa no ar uma nuvem negra sobre a figura do pirata, muito por causa da sétima arte, onde os desenhos animados e filmes, muitas vezes, pintam as suas figuras com uma aura negativa, o avançado sportinguista desmistifica todo esse princípio. E isso acontece na vida real.

Corria o ano 2013, jogava o argentino do Grémio de Porto Alegre, e a sua ‘embarcação’ ruiu quando este se comoveu com uma fotografia de publicada no site oficial do emblema brasileiro onde uma jovem menina posava tal como Barcos festeja os seus golos.

Gabrieli van Oudheusden Medeiros era uma criança com apenas três aninhos que sofria de leucemia linfoide aguda, que se encontrava no Hospital Santa Maria, a passar por um momento complicado. Contudo, nem por isso deixou de ser a fã número um de Barcos e continuava a festejar os golos do dianteiro.

“Ela adora o Barcos, imita-o sempre. Quando ele faz golo, então, ela vai à loucura”, confessa Norival Sousa Medeiros, o seu pai, segundo dá conta A Bola. Comovido com a força da pequena Gabrieli, Barcos decide sair do imaginário das televisões e visitar a menina pessoalmente, oito dias depois.

Fez 300 quilómetros até São Pé, uma pequena cidade, e começa uma relação que nunca mais se quebrou. Os papéis inverteram-se e foi Barcos quem se tornou admirador da pequena Gabi: “Eu é que tenho de agradecer, minha piratinha. Muito obrigado pelo encontro de hoje, Gabi”.

Depois disso, entrou com a pequena criança em campo, sendo que esta teve de aguentar algum tempo até poder concretizar esse sonho, pois encontrava-se debilitada e só o pode fazer quando os médicos deram autorização para tal.

A relação mantem-se até hoje, com Barcos a acompanhar a sua evolução, até o agora ‘leão’ saber que esta se encontrava totalmente recuperada da doença que a atingiu.

“Ele quis saber detalhes do tratamento. Enquanto isso, a Gabi pulava na cama de felicidade. Encostou o ouvido para ouvir o que falava. Então, disse que iria passar para ele. E a Gabi começou a chorar muito emocionada”, recordou e Barcos também se deixou contagiar: “Está forte, bem de saúde. Estou muito feliz por ela!”.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório