Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal procura primeiro triunfo na Sérvia sem Cristiano Ronaldo

Portugal, sem Cristiano Ronaldo, Tiago, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão, despede-se domingo da fase de qualificação para o Euro2016 de futebol, com um encontro na Sérvia, num duelo entre duas seleções com tudo resolvido no Grupo I.

Portugal procura primeiro triunfo na Sérvia sem Cristiano Ronaldo
Notícias ao Minuto

08:40 - 10/10/15 por Lusa

Desporto Sérvia

Em Belgrado, com o apuramento e o primeiro lugar do agrupamento garantido, a seleção lusa vai 'cumprir calendário' frente a uma formação sérvia que cedo ficou arredada da possibilidade de marcar presença em França no próximo ano.

Mesmo assim, Portugal terá a oportunidade de alcançar a sua primeira vitória na capital sérvia e o sétimo triunfo consecutivo no Grupo I, mas terá que o conseguir com um 'onze' que estará longe da habitual, face às baixas já confirmadas.

Ronaldo, Tiago e Ricardo Carvalho foram dispensados logo após o triunfo de quinta-feira sobre a Dinamarca (1-0), que selou o apuramento luso para o Euro2016, enquanto Fábio Coentrão saiu dos eleitos sexta-feira, devido a lesão.

Para fazer face a estas quatro baixas, Fernando Santos chamou apenas dois jogadores, o avançado Rui Fonte, jogador do Sporting de Braga, que já trabalhou com a seleção, mas nunca somou qualquer internacionalização, e o defesa lateral Ricardo, que atua no Nice e é uma estreia absoluta.

O selecionador luso deverá aproveitar o jogo de Belgrado para experimentar algumas soluções, rodar jogadores e também começar já a preparar a participação de Portugal no próximo campeonato da Europa.

Fernando Santos, que sucedeu a Paulo Bento, está, para já, 100 por cento vitorioso em jogos oficiais desde que tomou conta da formação das 'quinas', há um ano, e terá em Belgrado também o objetivo de manter esse registo.

Do outro lado, estará uma Sérvia que não marca presença na fase final de um Europeu desde 2000, ainda como Servia e Montenegro, mas que promete voltar a ser uma força poderosa no 'velho continente', depois de recentemente se ter sagrado campeã da Europa de sub-19 e campeã mundial de sub-20.

Quinta-feira, enquanto Portugal se qualificava para a fase final, a Sérvia impediu a Albânia de seguir idêntico caminho, ao vencer em Elbasan por 2-0, com dois golos nos descontos, apontados por Aleksandar Kolarov e Adam Ljajic.

No jogo realizado em Portugal, mais precisamente no Estádio da Luz, a 29 de março de 2015, a seleção lusa vencer por 2-1, com tentos de Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão e resposta, pelo meio, do ex-benfiquista Nemanja Matic.

Portugal lidera o Grupo I, com 18 pontos, mais seis do que a Dinamarca, segundo classificado, e mais sete face à Albânia, terceira, que pode alcançar o apuramento direto caso vença na Arménia, em partida agendada também para domingo.

Na despedida, a seleção lusa defronta domingo a Sérvia, no Estádio FK Partizan, em Belgrado, num duelo agendado para as 18:00 locais (17:00 em Lisboa).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório