Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Um Dragão cheio para uma viagem no tempo

Quase 50 mil adeptos marcaram presença no jogo de despedida de Deco, entre o FC Porto de 2004 e o Barcelona de 2006.

Um Dragão cheio para uma viagem no tempo
Notícias ao Minuto

22:55 - 25/07/14 por O Jogo

Desporto Homenagem

O Estádio do Dragão prestou a homenagem de final de carreira a Deco, ex-internacional português que reuniu os companheiros com quem partilhou as conquistas da Liga do Campeões com FC Porto (2004) e Barcelona (2006). A partida, que permitiu uma autêntica viagem no tempo, acabou, no final, por registar um empate a quatro golos, com Deco, a grande figura da noite, a marcar golos com a camisola das duas equipas.

Para os adeptos dos dragões a festa proporcionou uma oportunidade inigualável para recordarem algumas das mais emblemáticas figuras do FC Porto, desde Vítor Baía, a Jorge Costa, passando por Maniche, Derlei, Benny MacCharthy, Sérgio Conceição ou Ricardo Carvalho, entre muitos outros. E para todos os outros que gostam de futebol, e nomeadamente da equipa do Barcelona que deslumbrou em 2006, foi também um privilégio voltar ver Messi, Eto'o, Davids, Giuly ou Gudjohnsen a jogarem, de novo, juntos.

Embora para muitos dos 40 jogadores que passaram pelo relvado do Dragão a forma física deixasse muito a desejar, foi notório que o talento não despareceu com a idade. Isso mesmo provou a equipa portista, que logo nos primeiros minutos arrancou as primeiras ovações da noite com os golos de Derlei e Benny McCarthy.

Na segunda parte do encontro, e já quando Deco tinha trocado a camisola azul e branca do FC Porto pela azul grená do Barcelona, com a qual apontou um golo, pedindo desculpas aos adeptos, Messi e Eto'o, que tinham ficado no banco do primeiro tempo, acabaram por fazer a diferença para a turma catalã, construindo e finalizando três golos.

O ex-ponta da lança do FC Porto Jankauskas ainda conseguiu reduzir, com um remate pleno de oportunidade, mas o momento da noite estava reservado a Deco, que nos últimos minutos voltou a trocar de camisola e despediu-se em cheio com o golo do empate.

No final, o eterno mágico deixou uma mensagem de agradecimento a todos os que vieram prestar-lhe a homenagem, e teve, mais uma vez, um Dragão ao aplaudir-lhe de pé numa derradeira volta de glória pelo relvado, acompanhado pela mulher e pelos filhos.

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto 2004 - Barcelona 2006, 4-4.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Derlei, 3 minutos.

2-0, Benny McCarthy, 14.

2-1, Eto"o, 55.

2-2, Deco, 58.

3-2, Jankauskas, 62.

3-3, Eto'o, 68.

4-3, Messi, 80.

4-4, Deco, 90.

Equipas:

- FC Porto 2004: Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Nuno Valente, Costinha, Pedro Mendes, Maniche, Deco, Derlei e Benny McCarthy.

(Jogaram ainda: Alenichev, Jorge Andrade, Mário Silva, Jankauskas, Sérgio Conceição, Bruno Vale, Rubens Junior, Ricardo Carvalho e Bruno Moraes).

Treinador: Fernando Santos.

- Barcelona 2006: Jorquera, Oleguer, Belletti, Gerard, Sylvinho, Davids, van Bommel, van Bronckhorst, Giuly, Santi Ezquerro, Gudjohnsen.

(Jogaram ainda: Luizão, Djalminha, Vítor Baía, Deco, Messi, Eto'o).

Treinador: Henk ten Cate.

Árbitro: Lubos Michel (Eslováquia).

Assistência: 49.510 espetadores.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório