Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Teatro São Luiz exibe uma autobiografia filmada de Jorge Silva Melo

"Ainda não acabámos, como se fosse uma carta" é o título do filme que o encenador Jorge Silva Melo fez sobre o seu próprio percurso de vida e nas artes, que será exibido na segunda-feira, no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.

Teatro São Luiz exibe uma autobiografia filmada de Jorge Silva Melo
Notícias ao Minuto

13:30 - 06/02/16 por Lusa

Cultura Lisboa

Produzido pelos Artistas Unidos, o filme conta com depoimentos e a participação de várias pessoas ligadas às artes, como os atores João Pedro Mamede, Elmano Sancho e Miguel Borges, o escritor Jean Jourdheuil, a escritora Luiza Neto Jorge, os artistas plásticos Fernando Lemos e Jorge Martins, as atrizes Maria João Pinho e Maria João Luís.

"Uma deambulação por meio século, sim, uma carta talvez. Viagens pela minha vida, podia chamar-lhe eu, que tanto gosto de Garrett. Um 'traveling' como ele gostaria, uma história solta, memórias, projetos, encontros. (...) Quero, com este filme continuar a mostrar o que vejo", afirma Jorge Silva Melo, na página dos Artistas Unidos, na Internet.

O filme é exibido no São Luiz, numa altura em que este teatro municipal, em parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, exibe um ciclo de documentários de Jorge Silva Melo, sobre nomes das artes visuais.

São filmes sobre Álvaro Lapa, Bartolomeu Cid dos Santos, Angêlo de Sousa ou Nikias Skapinakis, retratos de artistas com quem Jorge Silva Melo se cruzou ao longo da vida. "Comecei a pensar que é isso a minha vida, estes encontros, ver, ouvir, cortar, mostrar, provocar", afirma na nota de intenções.

Encenador, ator, crítico, tradutor, realizador e professor, Jorge Silva Melo tem 67 anos, foi um dos fundadores, na década de 1970, do Teatro da Cornucópia e, em 1995, do grupo de teatro Artistas Unidos.

Harold Pinter, Spiro Scimone, Jon Fosse e Heiner Muller foram alguns dos autores com textos encenados por Jorge silva Melo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório