Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Filmes de família dos portugueses reunidos numa mostra em Lisboa

A Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares acontece pela primeira vez neste fim de semana em Lisboa, revelando ao público filmes amadores feitos pelos portugueses em contexto familiar, depositados na Videoteca.

Filmes de família dos portugueses reunidos numa mostra em Lisboa
Notícias ao Minuto

15:20 - 09/10/15 por Lusa

Cultura Videoteca

Inês Sapeta Dias, deste arquivo municipal, explicou à agência Lusa que esses registos estarão em exposição pelas ruas e por espaços do bairro do Castelo nas tardes de sábado e domingo. À noite serão projetadas montagens dessas imagens, por sete realizadores.

A Videoteca possui atualmente cerca de trinta horas de filmes, que resultam de uma iniciativa de angariação de arquivos fílmicos de particulares e que ajudam "a dar perspetivas novas" a acontecimentos passados e que são "muito importantes para a cidade", afirmou Inês Sapeta Dias.

A responsável explica que há muitos cidadãos que contactam a Videoteca em busca de ajuda, porque não têm equipamento para ver ou rever filmes familiares feitos em suportes mais antigos. "Vêm ter connosco, pedem uma transcrição para digital, outra vêm depositar filmes em lata que iam deitar fora".

Na maior parte dos casos, os filmes registam momentos em família, em férias ou viagens e que, do ponto de vista documental, podem acrescentar informação sobre uma determinada época.

A mostra Traça irá exibir 18 horas dos arquivos.

"Se essas filmagens mais privadas são de pessoas conhecidas, há um certo pudor em mostrá-las, mas na maior parte dos casos não há", disse.

Nas cerca de trinta horas já arquivadas pela Videoteca, há filmes amadores e particulares que vão sobretudo dos anos 1930 aos anos 1970.

Inês Sapeta Dias recorda, por exemplo, um dos filmes que mostra um nevão em Lisboa nos anos 1950, outro de alguém que filmou uma visita familiar à Exposição do Mundo Português em 1940, ou imagens feitas logo após a revolução de abril de 1974.

No domingo, no âmbito desta mostra documental, a organização realiza uma oficina para todos os que quiserem levar e mostrar filmes familiares registados em película.

"O objetivo desta sessão aberta é duplo: por um lado, enquanto oficina de projeção, os participantes irão aprender a conhecer as películas, a manusear, a projetar os filmes e finalmente a conservar estes materiais; por outro, este será um momento para descobrir muitas imagens perdidas e guardadas", lê-se no program.

A partir das imagens recolhidas pela Videoteca, sete realizadores foram convidados a fazer montagens de curtas-metragens, que serão mostrados no fim de semana: Catarina Alves Costa, Edgar Pêra, Susana Nobre, Margarida Cardoso, José Filipe Costa, Margarida Leitão e Jorge Cramez.

O programa completo da Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares está disponível na página oficial da Videoteca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório