Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nuno Costa é o primeiro português a vencer Prémio Jovem Compositor

O músico Nuno Costa, de Ribeira de Pena, disse hoje que é um "importante reconhecimento" para a sua obra ter vencido o Prémio Jovem Compositor da Sociedade Internacional para a Música Contemporânea, que foi atribuído na Eslovénia.

Nuno Costa é o primeiro português a vencer Prémio Jovem Compositor
Notícias ao Minuto

12:00 - 09/10/15 por Lusa

Cultura Músico

Durante o festival 'ISCM World Music Days 2015', realizado na capital da Eslovénia, Liubliana, foram apresentadas obras de 84 compositores de 55 países.

O júri escolheu 'Pater Noster', uma peça para coro "a capela", para oito vozes, desenvolvida por Nuno Costa, de 28 anos e natural de Cerva, concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real.

O jovem é o primeiro português a conquistar este prémio.

"Acaba por ser um importante reconhecimento para a minha obra, neste início de carreira. Pode impulsionar um pouco, sim", afirmou o músico à agência Lusa.

Nuno Costa salientou que este prémio vem dar "mais visibilidade" ao seu trabalho.

Para este concurso, o músico usou um texto do 'Pater Noster' e deu-lhe uma leitura pessoal, criando uma peça que quis "com frescura". "A minha ideia era que a minha leitura deste texto tivesse a sua frescura e originalidade", afirmou.

Durante o concurso, a música foi interpretada pelo Coro Filarmónico da Eslovénia.

O prémio foi atribuído durante os 'Word Music Days', um festival de música contemporânea que teve lugar entre 26 de setembro a 2 de outubro em Liubliana.

O compositor português estuda na Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma, depois de ter feito os estudos no Conservatório Real de Antuérpia e na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, no Porto.

A sua música já foi apresentada em diferentes palcos da Europa, como no deSingel International Art Campus, Auditorium Parco della Musica ou Teatro la Fenice.

Nuno Costa afirmou que a música foi o seu sonho desde criança e que é isso que o concretiza e por isso, garante, o seu futuro passa por "desenvolver um trabalho útil nesta área".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório