Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Festival Chocalhos é o mais importante dos últimos 15 anos na região

O presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, afirmou hoje que o Festival Chocalhos, que se realiza entre 18 e 20 de setembro, em Alpedrinha, é o evento mais importante que surgiu na região nos últimos 15 anos.

Festival Chocalhos é o mais importante dos últimos 15 anos na região
Notícias ao Minuto

19:59 - 29/08/15 por Lusa

Cultura Alpedrinha

"O Chocalhos é o evento mais importante que surgiu na região nos últimos 15 anos, no panorama das atividades culturais, temáticas, ambientais e económicas", referiu hoje o presidente do município fundanense.

Paulo Fernandes falava durante uma conferência de imprensa para a apresentação da 14.ª edição do Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância, um evento organização pela Câmara do Fundão e Junta de Freguesia de Alpedrinha.

Segundo o autarca, este evento realizado anualmente no concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco, tem um movimento em termos económicos, "muito significativo" para a região.

"O festival movimenta sensivelmente um milhão de euros o que é um impacto muito significativo para a economia local e para a região, sobretudo, se pensarmos no modelo de evento que temos", adiantou.

O autarca deixou ainda uma palavra de apreço aos pastores, sem o trabalho dos quais o Chocalhos não faria sentido.

"Sem os pastores e o vosso trabalho, não estaríamos aqui hoje a celebrar. Os pastores são a fonte primeira de inspiração deste evento. Há um antes e um depois nesta região, desde que se criou o Chocalhos", disse.

O orçamento para esta 14.ª edição do festival ronda os 35 mil euros, sendo que 85% do financiamento é a fundo perdido.

"Trata-se de um evento que em termos de custo/benefício está bem defendido", sublinhou.

Durante os dias do festival, além da tradicional animação de rua, vão decorrer ainda a 4.ª edição da Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção de Rebanhos e o 2º Concurso "Francisco Galvão", ligado à cabra serrana.

Para os três dias do Chocalhos são esperadas cerca de 40 mil visitantes na vila de Alpedrinha, no distrito de Castelo Branco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório