Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Carmen Dolores evocou "coragem" e "talento"

A atriz Carmen Dolores evocou hoje a "coragem" e o "talento" de Maria de Jesus Barroso, que morreu durante a madrugada, considerando que foi a mulher da sua geração que mais admirou.

Carmen Dolores evocou "coragem" e "talento"
Notícias ao Minuto

11:52 - 07/07/15 por Lusa

Cultura Maria Barroso

"Recordo-a como a mulher mais importante, a que mais admiro da minha geração", disse Carmen Dolores em declarações à agência Lusa, lembrando o papel de Maria Barroso como atriz do Teatro Nacional D. Maria II, durante a ditadura, quando foi impedida de trabalhar.

Recordou ainda "tudo o que fez na cultura e na poesia numa altura em que era difícil revelar determinados poetas considerados revolucionários".

"Foi uma mulher cheia de coragem, uma mulher cheia de talento e uma cidadã extraordinária toda a sua vida e em todas as suas ações, tanto na vida privada, como na vida pública. Acho que todos a devemos admirar", sublinhou.

Carmen Dolores lamentou nunca se ter cruzado com Maria Barroso nos palcos do Teatro Nacional e recordou um recital de poesia que, em 2010, fez com a ela e com Eunice Muñoz, durante o Festival de Teatro de Almada.

"Foi das poucas vezes em que, infelizmente nos encontrámos [em palco]. Não nos encontrámos como atrizes, mas encontrámo-nos como mulheres. Andámos no mesmo liceu e ela foi uma sempre uma mulher extraordinária com quem se podia contar para tudo", disse.

Carmen Dolores recordou ainda que, apesar de ser uma pessoa muito ocupada, Maria Barroso "foi sempre muito presente" nos acontecimentos da vida da atriz, que em abril completou 91 anos.

Maria de Jesus Barroso morreu hoje, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave desde 26 de junho.

O corpo de Maria Barroso Soares estará em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório