Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

PIDE interrompeu última atuação em palco da atriz Maria Barroso

Maria Barroso foi homenageada no Festival de Teatro de Almada, em 2010, altura em que foi recordada a sua derradeira atuação, em 1966, no Teatro São Luiz (Lisboa), interrompida com violência pela PIDE, polícia política da ditadura.

PIDE interrompeu última atuação em palco da atriz Maria Barroso
Notícias ao Minuto

11:22 - 07/07/15 por Lusa

Cultura 1966

O programa dessa 27.ª edição do festival trazia o testemunho do seu diretor, Joaquim Benite, que lembrava a interpretação de Maria Barroso de 'A voz humana', de Jean Cocteau, e o ataque da PIDE, de que essa sessão foi alvo.

"Uma frágil mulher ao telefone tentava, com amargura e impaciência, religar os fios partidos de uma vida. A sua voz era a voz da perplexidade e da angústia da perda, a voz humana", criando "essa atmosfera de suspensão do tempo, que só os grandes actores tornam possível", escreveu no programa o fundador do Teatro de Almada, Joaquim Benite.

De súbito, "o sórdido ataque explodiu". "Os polícias, vindos da casa do lado [sede da PIDE], tinham espalhado frascos de um cheiro de vómitos que anunciava a presença da peçonha que representavam".

"Tumulto. Gritos de protestos. Impropérios. Frases indignadas. O espectáculo deu lugar à manifestação. A realidade real assassinava a poesia que uma frágil figura de mulher (mas grande figura de actriz) soubera invocar e fazer surgir", lia-se no documento.

"Tenho a memória dessa tarde longínqua dentro de mim, nítida, minuciosa", prosseguia o encenador, recordando esse fim de dia, quando era jornalista do vespertino República. "A notícia do espectáculo, que escrevi, foi, obviamente, cortada pela Censura".

"Não sabia, na altura, não podia adivinhar, que estava a assistir à última criação teatral de Maria Barroso e não imaginava que, quase meio século depois, estaria aqui a evocar essa tarde, num País diferente --- um País democrático que não é aquele com que sonhei, é certo -, mas onde o fascismo foi derrotado".

A homenagem a Maria Barroso, no festival de Almada, em 2010, permitiu o seu regresso aos palcos, num espetáculo de poesia que partilhou com as atrizes Carmen Dolores e Eunice Muñoz. Contou ainda com uma exposição retrospetiva do seu percurso e a exibição dos filmes de Paulo Rocha e Manoel de Oliveira, em que participara.

Joaquim Benite, fundador da Companhia de Teatro de Almada e do festival internacional de teatro, que tem em curso a 32.ª edição, morreu em 2012, aos 69 anos.

Maria Barroso, do grupo fundador do PS, casada com o ex-Presidente da República Mário Soares, morreu na madrugada de hoje, em Lisboa, aos 90 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório