Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Croata Dejan Ivanovic atua sexta-feira em Alcácer do Sal

A igreja da Pousada D. Afonso II, em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, recebe, na sexta-feira à noite, um recital do croata Dejan Ivanovic, considerado "um dos maiores expoentes do mundo da guitarra contemporânea".

Croata Dejan Ivanovic atua sexta-feira em Alcácer do Sal
Notícias ao Minuto

23:06 - 28/05/15 por Lusa

Cultura Guitarrista

O espetáculo, com entrada livre, é promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, no âmbito de um programa musical que já levou a esta cidade do litoral alentejano a Orquestra de Violinos do Conservatório Regional de Setúbal (Paganinus) e o Coro Gospel de Azeitão, entre outros projetos.

Dejan Ivanovic, natural de Tuzla, na Croácia, começou a estudar guitarra aos oito anos, tendo a sua carreira começado enquanto estudava na Academia de Música da Universidade de Zagreb, a capital do país, há cerca de 20 anos.

O músico, que é, desde 2007, professor de guitarra na Universidade de Évora, já atuou nalguns dos maiores festivais de música, como o Festival de Spoleto, nos Estados Unidos da América, o Festival Internacional de Edimburgo, na Escócia, e, a nível nacional, o Festival do Estoril e o Porto 2001 - Cidade Europeia da Cultura.

Os seus recitais em vários países do mundo, entre os quais a Alemanha, a Irlanda, a Holanda, a Itália, o Japão e a Suécia, tiveram, de acordo com comunicado do município de Alcácer do Sal, "uma forte aceitação por parte do público e da crítica".

Dejan Ivanovic colabora regularmente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra de Câmara da Eslováquia, a Orquestra Real de Câmara de Wallonie (Bélgica) e a Orquestra Sinfónica de Vojvodina (Sérvia), entre outras.

Em 2005, criou, em Lisboa, o Guitarmania - Festival Internacional de Guitarra, do qual foi diretor artístico até 2010.

O guitarrista conta no seu palmarés, entre outros, com o primeiro prémio e prémio especial para a melhor interpretação de música espanhola no 13.º Concurso Internacional de Guitarra Doña Infanta Cristina (Espanha), o primeiro prémio do 3.º Concurso Internacional de Sinaia (Roménia) e o primeiro prémio do Concurso Internacional Arhanes (Grécia).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório