Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Português 'carimba' as melhores séries do mundo

O designer sempre sonhou em chegar a séries internacionais e conseguiu.

Português 'carimba' as melhores séries do mundo
Notícias ao Minuto

23:51 - 28/05/15 por Notícias Ao Minuto

Cultura Arte

Filipe Carvalho é um designer português, trabalha a partir de Lisboa e é o criador dos genéricos que vemos em algumas das séries mais famosas do mundo. 'Game of Thrones' ou 'The Killing' são alguns dos genéricos nas quais o português participou.

Trabalhava como web designer em meios publicitários portugueses e o seu sucesso era visível pela importância e pela qualidade dos seus trabalhos. Contudo, em 2008, resolveu apostar no motion design, ou “no design em movimento”, após ter começado como autodidata. Depois de já ser diretor criativo numa agência, decidiu integrar um novo projeto.

“Apercebi-me de que o que gostava mesmo era de contar histórias”, revela o designer à revista Visão e percebeu que o motion design era a melhor forma de “impor ritmo, misturar filmagens, efeitos especiais e fotografia”, conclui.

O designer devorava filmes e séries e apreciava o trabalho dos melhores no mundo na área em que gostava de trabalhar. Tentava identificar os processos criativos "de alguns heróis do design para a TV" e depois “desconstruía tudo à minha maneira” para entender a forma como chegava às soluções pretendidas.

A vida de Filipe mudou por completo quando entrou em contacto com a Digital Kitchen, o estúdio responsável pelos genéricos de 'Dexter' ou 'Six Feet Under'.

“Sou português, faço estas coisas e gostava de trabalhar convosco”, explicou por e-mail à empresa, e eles disseram-lhe que sim. Filipe nem esperava uma respostas mas foi-lhe oferecida uma proposta de trabalho, no momento um projeto para a Microsoft.

Três anos após estas mudanças na sua vida, Filipe Carvalho já trabalhava para diversos estúdios norte-americanos, propondo genéricos para séries e para melhorar canais como a FOX ou o TNT. O seu maior objetivo era chegar ao cinema e apostou num projeto chamado 'The Architect'.

Para avançar com o seu sonho fez um genérico onde reuniu filmes com todos os atores e técnicos que admira e enviou-o para Angus Wall, diretor do Elastic, um estúdio que trabalha com David Fincher. A resposta chegou rapidamente e Filipe começou, de imediato, a colaborar com filmer como 'Thor' e 'The Amazing Spider-Man 2'.

Agora é escolhido para criar “um conceito visual”, a partir de um episódio piloto ou de um guião, e pode ser escolhido para algumas das melhores séries do mundo.

Filipe Carvalho mostra o seu trabalho aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório