Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Concerto de homenagem ao cante alentejano encheu auditório

Um concerto de homenagem ao cante alentejano, classificado Património Cultural da Humanidade em 2014, encheu hoje o grande auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, onde atuaram 12 grupos corais e foi exibido um filme.

Concerto de homenagem ao cante alentejano encheu auditório
Notícias ao Minuto

21:45 - 25/01/15 por Lusa

Cultura CCB

Cerca de 1500 pessoas assistiram às atuações, enchendo por completo o auditório onde se encontrava também o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que se associou à iniciativa do CCB em conjunto com várias câmaras municipais alentejanas.

Também presentes estiveram o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, o presidente do Tribunal Constitucional, Joaquim Sousa Ribeiro, e vários deputados.

Entre outros, atuaram os grupos corais Os Camponeses de Pias, o coro do Sindicato da Indústria Mineira, de Aljustrel, os Amigos do Alentejo do Feijó, o coro do Conservatório do Baixo Alentejo, em Beja, o coro do Ateneu Mourense, de Moura, e As Papoilas do Corvo, um grupo coral e etnográfico feminino.

Foi também exibido um filme que mostrava a viagem do grupo coral que atuou em Paris, na sede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura), quando a candidatura do cante alentejano foi aprovada, a 27 de novembro do ano passado.

Os grupos corais foram fortemente ovacionados pelo público, sobretudo quando, durante a exibição do filme, foi apresentado o momento em que a UNESCO anunciava a decisão da classificação do cante alentejano a Património Imaterial da Humanidade.

O cante alentejano tem como único instrumento a voz, e é interpretado por grupos formais e informais, em que alternam um "ponto" a sós e um coro, havendo um "alto" a preencher as pausas e a rematar as estrofes.

O primeiro grupo coral terá surgido em 1907, em Serpa, sob a designação de Orfeão Popular.

O concerto foi produzido pelo CCB e a Câmara Municipal de Serpa/Casa do Cante, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e da Comissão Nacional da UNESCO - Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório