Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Celebrações dos 500 anos da Torre de Belém

As comemorações dos 500 anos do início da construção da Torre de Belém, em Lisboa, começam na sexta-feira às 11:00, com a inauguração da exposição "A magnífica e formosa torre", informou hoje a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Celebrações dos 500 anos da Torre de Belém
Notícias ao Minuto

21:18 - 27/11/14 por Lusa

Cultura Sexta-feira

"Entre os finais de 2014 e durante o ano de 2015 iremos desenvolver um conjunto de iniciativas com que queremos celebrar os 500 anos do início da construção da Torre de Belém na tentativa de chamar a atenção dos portugueses, do numeroso público estrangeiro que a visita, de historiadores e outros investigadores para a significativa história deste monumento, Património Mundial da UNESCO desde 1983, hoje emblema da cidade de Lisboa e de Portugal", lê-se na nota divulgada.

De acordo com a DGPC, a exposição "A magnífica e formosa torre" estará patente em painéis no exterior, a contar a história do monumento e da zona envolvente.

Também na sexta-feira, será apresentado um carimbo comemorativo dos Correios de Portugal (CTT).

No dia 04 de dezembro, será lançado um álbum sobre a Torre de Belém, com a autoria de José Manuel García, iniciando-se também o ciclo de "Conversas sobre a Torre de Belém", que continuam até junho.

De abril a junho de 2015 haverá uma exposição de pinturas, gravuras e 'memorabilia' sobre o monumento, na sala do antigo refeitório do Mosteiro dos Jerónimos.

Entre maio a julho realizam-se concertos no interior da Torre, que em junho também decorrem no exterior, no âmbito das "Festas da Cidade".

Também nesse mês, os CTT lançam uma coleção de selos alusivos à celebração.

As comemorações encerram em outubro, com o congresso internacional "Sphera Mundi -- Arte e cultura no tempo dos Descobrimentos", que decorre entre os dias 13 e 15.

Estas comemorações contam com a colaboração de entidades como a Câmara de Lisboa, o Centro Cultural de Belém, o Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

A Torre de Belém foi construída por ordem de D. Manuel I para funcionar como defesa da Barra do Tejo, sistema delineado por D. João II. Foi edificada entre 1514 e 1519 e desenhada pelo arquiteto militar Francisco de Arruda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório