Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Museu dos Descobrimentos abre domingo em Lagos

O primeiro museu de Cera dos Descobrimentos do Algarve, espaço que retrata a viagem histórica dos navegadores portugueses pela Epopeia dos Descobrimentos, vai abrir no domingo, na cidade de Lagos.

Museu dos Descobrimentos abre domingo em Lagos
Notícias ao Minuto

16:26 - 25/10/14 por Lusa

Cultura Algarve

Ao longo dos mais de cem metros quadrados do espaço temático, instalado na Marina de Lagos, os Descobrimentos Portugueses são retratados em 16 cenários, compostos por 22 figuras de cera construídas à escala real.

A Batalha de Aljubarrota, o casamento de D. João I com Filipa de Lencastre, as conquistas do Norte de África, um porão de uma nau, os cabos da Boa Esperança e Bojador, bem como Luís Vaz de Camões, que narrou a epopeia dos Descobrimentos, estão entre os episódios apresentados.

"É uma aposta na cultura. Não é um projeto regional, mas sim de todos nós, que tem a ver com a nossa cultura, que é o que nós temos de defender e mostrar aos outros", disse à reportagem da Lusa Nestor Guerreiro, o mentor do projeto.

Segundo Nestor Guerreiro, a aposta num museu do género, deveu-se à inexistência no Algarve de um espaço temático que contasse a história dos navegadores portugueses, principalmente em Lagos, cidade fortemente ligada aos Descobrimentos".

"Fazem falta projetos temáticos", lembrou.

"Depois de constatar essa enorme lacuna cultural, decidi avançar com este projeto, concretizado através de várias parcerias com empresas", indicou Nestor Guerreiro, acrescentando que "o investimento total rondou os 50 mil euros".

"Aqui está uma forma de demonstrar que com pouco dinheiro se pode fazer muito. Conseguiu-se criar um projeto muito interessante, que pensamos irá atrair muitas pessoas a Lagos", destacou o empresário.

Na opinião de Nestor Guerreiro, o museu não será só para turistas, mas sim para as crianças das escolas para que possam de uma forma lúdica e interativa conhecer parte da nossa História".

As 22 figuras de cera que compõem o espólio e que contam a viagem histórica pela Epopeia dos Descobrimentos, foram adquiridas em Inglaterra, tendo sido adaptadas e remodeladas.

"No futuro virão mais para se recriar mais episódios históricos para que se possa expandir o museu, disponibilizando mais informação cultural aos milhares de turistas que escolhem Lagos e o Algarve para passar férias", frisou Nestor Guerreiro.

O Museu de Cera dos Descobrimentos vai ser inaugurado no domingo, pelas 17:30, podendo ser visitado diariamente durante todo o ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório