Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Grupo folk de Miranda do Douro procura internacionalização

O grupo de música folk transmontano Galandum Galundaina procura a sua internacionalização através da feira Womex - World Music Expo, que está a decorrer na cidade espanhola de Santiago de Compostela (Galiza).

Grupo folk de Miranda do Douro procura internacionalização
Notícias ao Minuto

22:03 - 24/10/14 por Lusa

Cultura Galandum Galundaina

Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, Paulo Meirinhos, um dos elementos que integra a formação de Miranda do Douro, disse que o objetivo dos Galandum Galundaina, ao participarem nesta iniciativa, "é o de exportar toda a música a cultura mirandesa que estão associadas ao grupo".

A Womex é considerada pela Unesco "a mais importante feira" profissional ligado às designadas músicas do mundo e onde entram géneros como: músicas de raiz, folk, étnica, tradicional e da diáspora.

"Numa feira onde há centenas de 'stands', quisemos ter o nosso próximo espaço, a fim de dar a conhecer o nosso trabalho para ser mais reconhecido a nível mundial e conseguirmos uma outra visibilidade além-fronteiras", acrescentou o músico.

Outro dos objetivos da presença do grupo na Womex é igualmente o de dar a conhecer a música tradicional que se faz na "Terra de Miranda", onde estão incluídos os pauliteiros.

Os Galandum Galundaina são um grupo de música tradicional, criado com o objetivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das Terras de Miranda do Douro e que a agora partem para os " caminhos da internacionalização".

A formação assinala 20 anos de existência tem desenvolvido vários trabalhos musicais e a introdução de novos instrumentos como o rabel, a sanfona ou o pandeiro que são construídos pelos próprios músicos da banda.

"Aproveitámos, acima proximidade de Santiago de Compostela, onde se a realiza a feira, para assim, pela primeira vez nos darmos a conhecer ao mundo através do mais "emblemático" dos certames deste género musical" frisou.

Para além da edição de três discos e um DVD ao vivo, é também é da responsabilidade da formação o "renascimento e novo interesse pela música tradicional" em terras nordestinas.

Do roteiro dos Galandum Galundaina fazem parte alguns dos mais importantes festivais de música tradicional/"world music" realizados em países como a Malásia, México, Cuba, Espanha, Bélgica, Alemanha, França, entre outros

O Womex conta com 19 edições realizadas um pouco por toda Europa em cidades como Berlim, Bruxelas, Estocolmo, Roterdão, Sevilha, Copenhaga.

A feira termina no próximo domingo em Santiago de Compostela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório