Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Siza Vieira distinguido em prémio Mies Crown Hall para as Américas

O arquiteto Álvaro Siza Vieira foi distinguido pela edição inaugural do prémio Mies Crown Hall para as Américas, no período entre 2000 e 2008, pelo edifício da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, Brasil, anunciou hoje a organização.

Siza Vieira distinguido em prémio Mies Crown Hall para as Américas
Notícias ao Minuto

20:00 - 23/10/14 por Lusa

Cultura Distinção

A distinção, avançada pelo jornal Público, foi atribuída na noite de quarta-feira, em Chicago, onde está sediado o Instituto de Tecnologia do Illinois, entidade criadora do prémio que distingue os melhores trabalhos de arquitetura nas Américas com uma cátedra naquela escola e 50 mil dólares para o "apoio de investigação e uma publicação ligada ao tema de 'Repensar Metrópolis".

O edifício da Fundação Iberê Camargo, finalizado em maio de 2008, é descrito na página do prémio como um espaço que "responde a um local que é relativamente pequeno em tamanho, estreito e ladeado por uma avenida movimentada", estando "dependente da forma da encosta contra a qual está construído".

"Nas suas deliberações, o júri notou a importância do espaço simbólico em relação à esplanada -- o movimento das pessoas através da estrutura. O edifício da fundação impele-te a movimentares-te pelo espaço por causa das suas experiências esculpidas e das suas formas magistralmente expressadas", referiu ainda o texto sobre o edifício, da autoria de Siza Vieira.

Na mesma cerimónia foi distinguido o atelier Herzog & de Meuron, com o mesmo prémio, mas para o período entre 2009 e 2013, pelo edifício localizado no número 1111 de Lincoln Road, em Miami.

O prémio Mies Crown Hall para as Américas pretende "avaliar o estado da arquitetura, criado em parceria por arquitetos e clientes, unindo as Américas num só continente de diversidade cultural e riqueza". Procura também "mostrar a estudantes como construir trabalhos - públicos ou privados, culturais ou comerciais - para reforçar a dimensão pública do espaço urbano".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório