Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Obras da 31.ª Bienal de São Paulo no Museu de Serralves

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto vai acolher, ao longo de três meses em 2015, um conjunto de obras da 31.ª Bienal de São Paulo, que se inicia sábado nesta cidade brasileira.

Obras da 31.ª Bienal de São Paulo no Museu de Serralves
Notícias ao Minuto

22:49 - 02/09/14 por Lusa

Cultura 2015

Em comunicado, a Fundação de Serralves aponta que assinou uma parceria "inédita" com a Fundação Bienal de São Paulo e que, ao longo de três meses no outono de 2015, um conjunto de obras da 31.ª Bienal de São Paulo estará em exposição no Museu de Arte Contemporânea.

O acordo assinado entre o presidente da Fundação brasileira, Luís Terepins, e a diretora do Museu de Serralves, Suzanne Cotter, visa "a primeira experiência internacional do Programa de Itinerâncias da Bienal de São Paulo, no Brasil", lê-se na nota remetida às redações.

"O objetivo desta parceria inédita é apresentar as grandes matrizes conceptuais daquela Bienal brasileira ao público europeu", acrescenta o comunicado de Serralves.

A exposição que vai estar patente no Porto "será fruto de uma reflexão conjunta" dos curadores da Bienal Charles Esche, Pablo Lafuente, Galit Eilat, Oren Sagiv e Nuria Enguita, bem como da equipa de Serralves.

A 31.ª edição da Bienal brasileira tem início no sábado, 06 de setembro, prolongando-se até 07 de dezembro.

Com foco na "contemporaneidade" e na "pesquisa acerca de como projetos de arte podem ativar histórias, indivíduos e comunidades", a iniciativa brasileira tem como título "Coisas que não existem".

Esta designação fundamenta-se na ideia de que os projetos artísticos "podem desencadear atos de imaginação e transformação mental capazes, por sua vez, de provocar alterações no curso dos acontecimentos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório